Zumbi protocoliza denúncia contra Igaci por irregularidades na 2ª Divisão do Campeonato Alagoano

19/11/2024 12:30 | Texto de:


Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



O Campeonato Alagoano de 2025 pode ter uma mudança significativa após o Zumbi Futebol Clube protocolar, nesta terça-feira (19), um pedido de investigação junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD-AL), apontando supostas irregularidades do Igaci Futebol Clube durante a 2ª Divisão do Estadual. O Zumbi alega que o Igaci não assinou a carteira de trabalho de pelo menos 15 jogadores que participaram da competição, o que, segundo o clube de Palmeira dos Índios, fere o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e as regras do próprio regulamento do Campeonato Estadual.

O pedido do Zumbi visa que o TJD-AL acate a denúncia e aplique as devidas penalidades ao Igaci, que pode incluir a perda de pontos conquistados na competição. Caso o tribunal decida pela eliminação do Igaci, a vaga no Campeonato Alagoano de 2025, que hoje pertence ao Tricolor, seria repassada ao Zumbi, que terminou a 2ª Divisão como vice-campeão.

O clube alviverde alega que o descumprimento das normas ocorreu em todas as partidas do Igaci na 2ª Divisão, incluindo semifinais e a grande final, vencida pelo time de Igaci. Segundo o Zumbi, a irregularidade pode ser motivo para a eliminação da equipe da competição, mesmo após a conclusão do torneio. "O Igaci descumpriu as diretrizes em todas as partidas, e isso pode resultar em sanções graves, incluindo a perda do título conquistado", afirma o Zumbi em seu pedido formal.

O presidente do Zumbi, Djair Lucena, confirmou à reportagem da Gazetaweb.com que o pedido já foi oficialmente encaminhado ao TJD-AL e agora aguarda a decisão do tribunal sobre o caso. O clube está na expectativa de que a denúncia seja acatada e as devidas providências sejam tomadas.

Por sua vez, o presidente do Igaci, Pedro Paulo, preferiu não comentar o assunto no momento, alegando que aguarda uma notificação oficial do TJD-AL para adotar as medidas necessárias. O Igaci, campeão da 2ª Divisão, pode ter sua taça revista, caso a denúncia seja aceita e as irregularidades sejam comprovadas.

Se o Igaci perder os pontos conquistados, a vaga na elite do futebol alagoano em 2025 será automaticamente repassada ao Zumbi, vice-campeão. Vale lembrar que as duas equipes se enfrentaram no início deste mês, com empate de 0x0 no jogo de ida, e vitória do Igaci por 1 a 0 na partida de volta, garantindo o título para a Raposa.

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação, mas o desfecho do caso pode alterar a configuração da elite do futebol alagoano para a próxima temporada. O TJD-AL agora tem a responsabilidade de investigar e decidir sobre as alegações feitas pelo Zumbi.