Aldeia Wassu Cocal celebra a cultura e união com a abertura dos 1º jogos internos indígenas
04/04/2025 15:46 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Luzamir Carneiro/jgnoticias

A comunidade Pedrinhas, pertencente à Aldeia Wassu Cocal, em Joaquim Gomes, vivenciou um momento marcante na noite desta quinta-feira (3) com a abertura oficial dos 1º Jogos Internos Indígenas da Escola Manoel Honório da Silva. O evento inédito, idealizado e organizado com grande empenho pela equipe escolar liderada pela gestora, professora Rosineide, segue durante toda esta sexta-feira (4), reunindo todos os alunos da instituição em diversas competições.
A diretora Rosineide expressou seu reconhecimento ao empenho de sua equipe e ressaltou a importância dos jogos como uma demonstração do compromisso da educação na aldeia com a valorização da cultura e o fortalecimento do orgulho da comunidade. “Este é um marco para todos nós. Nossa identidade, tradição e história devem ser sempre exaltadas”, enfatizou.
O cacique Edmilson enfatizou a importância de iniciativas como essa para manter viva a cultura Wassu Cocal entre as novas gerações. Já o secretário Irlan Antônio reafirmou o compromisso da gestão municipal em apoiar eventos que promovam a cultura e o bem-estar das comunidades indígenas.
Representantes da juventude e da gestão pública também marcaram presença, demonstrando o apoio unânime à realização dos jogos. A iniciativa é vista como um importante passo para o desenvolvimento integral dos alunos da Escola Manoel Honório da Silva, proporcionando um espaço de integração, aprendizado e celebração da rica herança cultural indígena.
Nesta sexta-feira (4), a programação dos 1º Jogos Internos Indígenas segue com diversas competições esportivas entre os alunos. A expectativa é de um dia repleto de atividades que celebrarão não apenas o esporte, mas também a alegria e a união da comunidade Pedrinhas da Aldeia Wassu Cocal.