Vereadora denuncia atraso no repasse do complemento do piso da enfermagem em Joaquim Gomes

05/10/2023 11:36 | Texto de:


Vereadora Rita do Arac?a? | Foto de: Reprodução



Na sessão ordinária desta quarta-feira (4/10), a vereadora Rita do Araçá trouxe à tona uma série de preocupações e denúncias que têm gerado inquietação na população de Joaquim Gomes. Durante seu pronunciamento, a parlamentar abordou diversas questões críticas relacionadas à gestão da saúde e da educação no município, além de destacar a falta de funcionamento adequado em serviços de saúde.

Uma das principais preocupações levantadas por Rita do Araçá foi o atraso no repasse do complemento do piso da enfermagem, conforme anunciado pela Secretaria de Saúde, sob a gestão de Claudevânia Cipriano. A vereadora enfatizou que a própria secretária havia prometido o pagamento até o dia 30 de setembro, mas até o momento, o depósito não foi efetuado, lamentando o descumprimento do compromisso assumido pelo município.

Além disso, a vereadora solicitou que a Secretaria de Saúde "forneça em ofício a lista de todos os profissionais da saúde programados para receber o complemento do piso da enfermagem. Essa demanda já havia sido requisitada pelo sindicato, mas até agora não houve o repasse da informação", disse Rita do Araçá. A parlamentar destacou que todos os profissionais merecem respeito e transparência nas ações do poder público.

Outro ponto crítico abordado pela vereadora foi a demora na implantação do plano de cargos e carreiras da saúde, uma questão que vem se arrastando ao longo do tempo, sem uma posição definitiva por parte das autoridades municipais.

A parlamentar também expressou seu repúdio ao não pagamento do terço de férias dos professores, destacando a importância de garantir os direitos trabalhistas dos profissionais da educação. Ela ressaltou ainda a questão dos precatórios dos professores, defendendo que o pouco que resta seja repassado de forma justa aos docentes, que têm direito a esses recursos.

Durante sua intervenção na sessão, a vereadora trouxe à tona uma denúncia feita pelo morador Toninho Fragoso, que apontou a falta de funcionamento adequado em serviços de saúde. Rita destacou a ausência de raio-x e a escassez de insumos, conforme relatado pelo morador, que também é servidor da saúde. Ele teve que recorrer a atendimento particular para sua esposa.