Universidade inicia investigação interna sobre apresentação de artista que expôs nádegas

18/10/2024 16:27 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instaurou um processo interno nesta sexta-feira (18), após a apresentação da artista e historiadora Tertuliana Lustosa durante uma palestra na instituição. Recorde o caso.

Em uma postagem no Instagram da artista, Tertuliana é vista interpretando uma música de sua autoria que diz: “No mestrado da putaria, vou te ensinar com prazer, dando aula na sua pic*. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento, e se aprende com paixão. De quatro, empino o c*”, é o conteúdo da canção.

Conforme a UFMA, a artista foi convidada para participar de uma mesa-redonda, realizada na quinta-feira (17), sobre dissidências de gênero e sexualidades. Durante sua fala, ela optou por fazer uma performance, apresentando uma de suas músicas.

Em um comunicado oficial, a UFMA informou que irá investigar o ocorrido e que tomará as medidas apropriadas. A universidade enfatizou que o processo interno ouvirá todas as partes envolvidas, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo.

A UFMA ressalta que os cursos de pós-graduação – onde o evento aconteceu – têm autonomia para debater os diversos temas que envolvem a sociedade. No entanto, enfatiza “a importância de manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os integrantes da nossa comunidade”, conforme nota da instituição.

Além disso, a universidade classificou a apresentação como “inadequada para o momento e para a construção do debate acadêmico-científico em que se realizava”.