Universidade e Segurança Pública discutem parceria após denúncias sobre tráfico e consumo de drogas

11/02/2025 19:15 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



Diante de denúncias sobre suposto tráfico e consumo de drogas no Campus A.C. Simões, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) marcaram para a próxima segunda-feira (17) uma reunião para debater a implementação de medidas de segurança na instituição. O encontro também pretende envolver a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).  


A comissão responsável pelo tema, criada pelo Conselho Universitário (Consuni), inicialmente teria uma semana para apresentar um plano de ação, mas o prazo foi considerado insuficiente para dialogar com os órgãos competentes e analisar a complexidade do assunto. Por isso, o presidente da comissão, João Paulo Fonseca, solicitou e obteve a extensão do prazo por mais 30 dias, garantindo tempo para aprofundar as discussões e elaborar um relatório detalhado.  


A decisão foi oficializada em reunião ordinária do Consuni nesta terça-feira (11), presidida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti. "Com esse prazo estendido, poderemos estabelecer um diálogo sólido com as secretarias envolvidas e alinhar os diferentes posicionamentos dentro da comissão, que conta com uma diversidade de membros. Após essas escutas, o Consuni poderá até criar uma nova comissão para pensar em estratégias de segurança a longo prazo", explicou Fonseca.  


Paralelamente, a administração da Ufal também se reuniu com as coordenações dos cinco cursos que funcionam no prédio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) – Dança, Filosofia, Teatro e História (licenciatura e bacharelado) – para garantir o retorno das atividades presenciais. Desde a última segunda-feira (10), as aulas e demais demandas administrativas foram retomadas normalmente.