União dos Palmares está entre os 10 municípios do Brasil com maior nota no Ideb 2024

15/08/2024 14:26 | Texto de:


Ascom | Foto de: Reprodução



A educação de União dos Palmares tem sido tratada com prioridade na gestão do prefeito Areski de Freiras (MDB), e a prova dessa atenção a uma área primordial para o desenvolvimento humano está no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC).

Na categoria de anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, o Município obteve nota 9,7, graças ao desempenho dos estudantes da Escola Municipal Doutor José de Medeiros Sarmento. De acordo com o MEC, no chamado “Top 10” do Ideb por município nos anos iniciais, União dos Palmares figura em 5° lugar, entre os mais de 5000 mil municípios brasileiros.

Para o prefeito Areski de Freitas, quando se investe prioritariamente na educação, o reflexo é o desenvolvimento dos alunos. “União dos Palmares tem evoluído na educação graças ao suporte que a prefeitura tem assegurado aos estudantes, e por isso, o resultado do Ideb em 2024 é gratificante, já que reflete todo o nosso desempenho para desenvolver cada vez mais a educação”, destaca o prefeito.

Indicador - Principal indicador da educação básica pública e privada, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Para compor o Ideb, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação de Português e Matemática, que foi aplicada nos meses de outubro e novembro do ano passado, e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.

O indicador reúne também o fluxo escolar. O índice dá uma ideia geral do desempenho das escolas, municípios, estado e país na educação, se estão avançando, piorando, e serve como um alerta para os gestores educacionais e para a sociedade.

As notas ajudam a entender o nível de domínio de conteúdo de alunos em áreas da educação. A escala que vai de 1 a 10 ajuda a entender, por exemplo, se alunos dos primeiros anos do ensino fundamental sabem multiplicar números naturais, calcular a área de uma figura geométrica, ou entender o assunto de uma reportagem ou tirinha.