Twitter demite funcionários, sai do Brasil e culpa Alexandre de Moraes

17/08/2024 14:28 | Texto de:


Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução



Nesta sexta-feira (17), a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter e de propriedade do bilionário Elon Musk, anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil e demitiu todos os seus funcionários no país.

A informação foi divulgada por volta das 11h47, em nota oficial publicada na própria plataforma, pela conta da equipe de Assuntos Governamentais Globais da X.

A nota esclareceu que, apesar do encerramento das operações no Brasil, o serviço continuará disponível para os usuários brasileiros. O comunicado explicou que a decisão foi tomada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ameaçar prender o representante legal da empresa no Brasil caso determinadas contas e publicações não fossem excluídas.

Moraes, que é relator de inquéritos no STF sobre a disseminação de notícias falsas, especialmente no que diz respeito à segurança das urnas eletrônicas, tem sido um dos principais responsáveis por decisões que resultaram na suspensão de perfis envolvidos em desinformação.

Diante dessa situação, uma reunião de emergência foi convocada na manhã desta sexta-feira (16), durante a qual os cerca de 30 funcionários da X no Brasil foram informados de que estavam sendo desligados. A notícia foi inicialmente divulgada pelo perfil ICL Notícias (@icl.noticias).

Logo após o anúncio, usuários no Brasil relataram uma grande instabilidade no acesso ao X, com dificuldades no carregamento da plataforma. No entanto, o serviço parece ter se estabilizado ao longo do dia.