TSE deve iniciar julgamento virtual que pode cassar mandatos de vereadores em União dos Palmares
18/04/2024 08:23 | Texto de:
Almir Belo, Jailson Vicente e Sandro Jorge | Foto de: Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prestes a iniciar um julgamento virtual crucial que pode resultar na cassação dos mandatos de três vereadores em União dos Palmares. A sessão está marcada para começar nesta sexta-feira (19/04) e deve se estender por pelo menos sete dias, até 25 de abril.
Os vereadores Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente estão no centro deste processo, que tem como relatora a Ministra Isabel Gallotti. A ação, impetrada pelo partido Cidadania, levantou sérias questões políticas, especialmente para Almir Belo, que está programado para compor como vice na chapa indicada pelo prefeito Kil de Freitas nas eleições municipais de 2024.
Este processo teve um percurso conturbado, originalmente agendado para julgamento entre 8 e 17 de novembro de 2023, em uma sessão virtual. No entanto, foi pausado devido a um pedido de vistas feito pela Ministra Cármen Lúcia.
Até a pausa, o julgamento contava apenas com o voto do relator, Ministro Benedito Gonçalves, que negou provimento ao recurso. O presidente da corte, Ministro Alexandre de Moraes, seguiu o voto do relator. No entanto, a decisão final aguarda os votos dos Ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques, Raul Araújo, Floriano de Azevedo e André Ramos.