TSE adia mais uma vez julgamento que pode cassar vereadores em União dos Palmares

09/02/2024 09:16 | Texto de:


Vereadores de União dos Palmares | Foto de: Reprodução



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, pela segunda vez, o julgamento que poderia resultar na cassação dos vereadores Almir Belo, Jailson Vicente e Sandro Jorge, todos do MDB e membros da chapa do prefeito Kil de Freitas.

O processo, movido pelo diretório municipal do Cidadania, acusa fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Inicialmente previsto para o dia 23 de fevereiro, o julgamento foi retirado da pauta do TSE sem explicações.

O relator do caso, Ministro Benedito Gonçalves, votou pela não procedência do recurso, posição acompanhada pelo presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes. No entanto, a Ministra Cármen Lúcia pediu vista, interrompendo o julgamento e adiando a decisão final.

Cinco ministros ainda não se manifestaram: Cármen Lúcia, Nunes Marques, Raul Araújo, Floriano de Azevedo e André Ramos. O futuro dos vereadores e a resolução do processo dependem dos seus votos.

Motivos dos adiamentos e especulações:

As razões para os adiamentos e a suspensão do julgamento não foram esclarecidas, gerando especulações sobre influências políticas e interesses em jogo.