Tornado é registrado no interior de Alagoas; residências foram destelhadas devido a força do vento
23/02/2024 09:04 | Texto de:
Tornado em Alagoas | Foto de: Reprodução
Um tornado de pequena escala deixou moradores do município de Estrela de Alagoas em estado de choque e alertou as autoridades locais sobre a possibilidade de novos fenômenos semelhantes. Segundo a meteorologista Fernanda Liz, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL), as condições atmosféricas ainda são propícias para a formação de tornados, embora seja considerado pouco provável devido ao histórico limitado de ocorrências desse tipo no estado.
"Ainda está em condições de ter um novo fenômeno desse, mas é pouco provável. Como não há muitos registros no estado de Alagoas é pouco provável que volte a acontecer. Mas a atmosfera ainda está com condições favoráveis a ele", afirmou Fernanda Liz durante a entrevista.
Fernanda Liz ressaltou que as regiões mais propensas a experimentar esse tipo de fenômeno continuam sendo o Agreste, o Sertão e o Sertão do São Francisco. Estas áreas já haviam sido alertadas pela Semarh-AL desde a última terça-feira (20) devido à instabilidade do tempo com previsão de pancadas de chuva.
"As regiões mais propícias são do Sertão e do Sertão do São Francisco, como também parte do Agreste, principalmente na transição Agreste/Sertão, que foi onde ocorreu o fenômeno de ontem. É pouco provável em Maceió e na região metropolitana, até porque o oceano funciona como termoregulador, então não esperamos no Litoral", destacou a meteorologista.
Em nota oficial, a Semarh-AL explicou que o tornado registrado foi um fenômeno de pequena escala e incomum em Alagoas. O órgão ressaltou que ele foi caracterizado pela mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, criando uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, o que favoreceu o aumento da velocidade do vento.
Além do cisalhamento do vento, a Semarh-AL observou, por meio de imagens de satélite, um escoamento de leste com ar mais quente e úmido, e outro de sul com ar mais frio e seco nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), posicionado sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas.
Apesar do impacto, o tornado que atingiu o município foi classificado na escala Fujita como F0, onde as velocidades do vento são inferiores a 117 quilômetros por hora e normalmente causam poucos danos. As autoridades locais permanecem em alerta diante da possibilidade de novos eventos meteorológicos e recomendam que os moradores estejam preparados e sigam as orientações de segurança.