Tensão! Restando apenas 1 voto, vereadores de União podem ser cassados a qualquer momento pelo TSE
23/04/2024 11:25 | Texto de:

Vereador do MDB em União dos Palmares citados no processo | Foto de: Reprodução

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possível cassação dos vereadores Sando Jorge, Jailson Vicente e Almir Belo, de União dos Palmares, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (23), quando o Ministro Floriano de Azevedo Marques divergiu do relator e votou a favor do recurso eleitoral que pode resultar na cassação.
O voto de Floriano se junta aos da Ministra Cármen Lúcia e do Ministro Alexandre de Moraes, colocando o futuro político dos três vereadores palmarinos em risco iminente.
Com a divergência de Floriano, restam apenas mais três ministros votarem. Entretanto, caso um dos próximos ministros siga o voto divergente, será formada uma maioria que resultará na cassação dos parlamentares.
Tal cenário coloca em questão a representatividade do MDB na Câmara Municipal de União dos Palmares e abre espaço para uma possível redistribuição de cadeiras.
De acordo com o levantamento, o PSD seria o maior beneficiado com a cassação, possibilitando a entrada de dois novos vereadores. O primeiro nome na lista seria Rafael Pedrosa, que recebeu 739 votos. O segundo substituto seria Zé Lourenço, também do PSD, com 607 votos. Além desses, Dona Mirian, do PROS, com 774 votos, também estaria entre os prováveis candidatos a assumirem uma vaga na Câmara.