Tecnologias de segurança japonesa serão adotadas para retomada do VLT em bairros afetados pela mineração
19/12/2024 13:36 | Texto de:

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Após estudos realizados pela Defesa Civil de Maceió, foi recomendada a retomada da circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos bairros afetados pelo afundamento do solo devido à mineração de sal-gema. A decisão surgiu a partir da busca por tecnologias avançadas, incluindo métodos usados no Japão, para garantir a segurança da operação do VLT nas áreas atingidas.
A suspensão da circulação do VLT desde 2020 afetou a rotina de muitos trabalhadores que dependiam do transporte. Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil, destacou que, para minimizar os impactos dessa interrupção, foram encontradas soluções tecnológicas para possibilitar o retorno do serviço com segurança. "A principal prioridade é garantir a segurança de todos durante a operação do VLT", afirmou.
Em novembro deste ano, Nobre e uma equipe de técnicos da Defesa Civil de Maceió, juntamente com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), realizaram uma missão técnica no Japão. O grupo visitou o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e o Railroad Technical Research Institute para aprender sobre as práticas avançadas do país em gerenciamento de emergências ferroviárias e sistemas sísmicos. O Japão, conhecido por seu planejamento e tecnologia avançada para desastres sísmicos, foi o cenário ideal para obter conhecimentos que poderão ser aplicados em Maceió.
"Essas tecnologias são eficazes no Japão, e esperamos que tragam resultados positivos também aqui, ajudando a mitigar os impactos do desastre e garantindo a segurança da população", acrescentou Nobre.
Para viabilizar a volta do VLT, a Defesa Civil apresentou uma série de recomendações que devem ser rigorosamente seguidas. As principais exigências incluem:
A finalização das obras de estabilização e contenção da encosta do Mutange, com o objetivo de evitar movimentos de massa na região;
A instalação de tecnologias de monitoramento em tempo real nos trilhos da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, para detectar deformações e garantir a segurança operacional;
A continuidade do processo de preenchimento das cavidades, com a utilização de areia (backfilling), especialmente nas cavidades 20/21, 27 e 15, para oferecer mais estabilidade ao trajeto do trem;
A realização de monitoramento contínuo do trecho da linha férrea localizado entre o antigo Colégio Bom Conselho e a ladeira da Gruta do Padre Cícero Romão Batista, independentemente da operação.
Essas medidas são fundamentais para assegurar que o retorno do VLT ocorra sem riscos para os usuários e para a região afetada pela mineração.