Técnicas de enfermagem da UPA Tabuleiro do Martins são demitidas por falsificação de atestados médicos
25/03/2025 13:54 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

Duas técnicas de enfermagem terceirizadas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, em Maceió, foram demitidas por justa causa após falsificarem atestados médicos para justificar ausências no trabalho. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial pela médica que teve seu CRM e carimbo usados indevidamente.
As funcionárias utilizaram o timbre de uma unidade de saúde de Satuba, onde a médica atua, além de seu carimbo e CRM, para confeccionar os atestados. Ao notar incoerências nos documentos, a profissional foi questionada e confirmou que nem ela nem sua equipe haviam emitido os atestados. A médica ainda comprova que a assinatura presente nos documentos não era a dela.
Após a confirmação da falsificação, a empresa responsável pela contratação das técnicas de enfermagem decidiu demiti-las por justa causa. A suspeita é de que outros atestados falsificados possam ter sido utilizados, e, por isso, todos os documentos recebidos pela UPA entre 2024 e 2025 estão sendo revisados para averiguar a extensão da fraude.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) explicou que a fraude foi detectada pela Coordenação de Recursos Humanos da UPA, após a constatação de incoerências nos atestados. A médica envolvida registrou um Boletim de Ocorrência por estelionato no dia 17 de março, no 14º Distrito Policial de Satuba. A Sesau afirmou ainda que está colaborando com as autoridades para apurar o caso e reafirmou que não compactua com desvios de conduta entre seus colaboradores.
A Coordenação de Recursos Humanos da UPA segue avaliando os documentos para identificar se outras fraudes foram cometidas. Caso novas irregularidades sejam encontradas, os casos serão encaminhados ao Departamento Jurídico para análise.