Tartaruga Marinha é Resgatada Ferida em Rio de Porto de Pedras, Alagoas

26/12/2024 14:17 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



Uma tartaruga marinha foi encontrada ferida na manhã desta quinta-feira (26) às margens do Rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, no litoral Norte de Alagoas. O animal apresentava sinais de traumatismo craniano, com cortes profundos na cabeça, sugerindo uma possível interação com redes de pesca.

De acordo com Bruno Stefanis, biólogo e presidente do Instituto Biota de Conservação, o tipo de lesão é característico de incidentes envolvendo redes de pesca. "Geralmente, isso acontece quando o animal fica preso na rede e, para evitar que ele se debata e danifique a malha, alguns pescadores golpeiam a cabeça da tartaruga com um porrete para matá-la e soltá-la", explicou Stefanis.

Este não é o primeiro caso do tipo na região. Cerca de um ano atrás, outra tartaruga foi encontrada na foz do Rio Tatuamunha, também com ferimentos graves na cabeça, após se enroscar em redes de pesca.

Imagens divulgadas mostram o animal debilitado na beira do rio, em evidente sofrimento. Uma equipe do Instituto Biota já está a caminho do local para realizar os primeiros atendimentos. Além disso, equipes da Associação Peixe-Boi, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do CMA (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos) e da APA Costa dos Corais também estão mobilizadas para o resgate.

Após o resgate, a tartaruga será encaminhada ao Centro de Reabilitação do Instituto Biota, onde receberá cuidados médicos e acompanhamento para sua recuperação.