STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022
25/03/2025 08:00 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (25) a análise da denúncia contra oito acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Entre os denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O julgamento ocorre na Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.
Nesta primeira fase, os magistrados decidirão se aceitam a denúncia apresentada pela PGR. Caso seja acatada, os acusados se tornarão réus e responderão a processo judicial. A deliberação poderá ocorrer em até três sessões, sendo a primeira realizada na manhã desta terça-feira, a segunda na tarde do mesmo dia e a terceira na quarta-feira (26), caso necessário.
O presidente da turma, Cristiano Zanin, abrirá a primeira sessão, seguida pela leitura do relatório do caso pelo relator, Alexandre de Moraes. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, fará a sustentação oral em defesa da denúncia. As defesas dos acusados terão 15 minutos cada para se manifestar, conforme ordem estabelecida por Zanin.
Após as argumentações, Moraes proferirá seu voto sobre a aceitação da denúncia, seguido pelos demais ministros. Se a denúncia for aceita, os acusados se tornarão réus e serão submetidos a um processo judicial, cujas próximas etapas incluirão novas sessões de julgamento na Primeira Turma do STF. Ao final, os réus poderão ser absolvidos ou condenados, com as penas e crimes definidos pelos ministros.