STF arquiva investigação contra Renan Calheiros sobre suposta propina no setor portuário

26/02/2025 14:10 | Texto de:


Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) o arquivamento da investigação contra o senador Renan Calheiros (MDB), que envolvia um empresário acusado de atuar como lobista do partido.

Apesar da decisão favorável ao senador, Fux determinou que os autos do processo sejam enviados à primeira instância da Justiça Federal em Brasília para a continuidade da apuração contra suspeitos que não possuem foro privilegiado.

A investigação apontava que Renan Calheiros teria recebido propina para influenciar a edição de medidas legislativas que beneficiariam o setor portuário e o empresário Richard Klien, dono da empresa Multiterminais, entre os anos de 2012 e 2014.

Na época, Renan presidia o Senado Federal e era um dos principais aliados da então presidente Dilma Rousseff (PT), exercendo forte influência nas decisões do Congresso Nacional.

Com o arquivamento, Renan Calheiros se livra de mais uma investigação no STF, enquanto as apurações sobre os demais envolvidos seguem na Justiça de primeira instância.