STF afirma que julgamento de Bolsonaro será imparcial, apesar de composição da primeira turma
19/02/2025 15:03 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

A assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro será conduzido sem viés político pela Primeira Turma da Corte. A declaração ocorre em meio a questionamentos sobre a imparcialidade do processo, devido à composição do colegiado, que conta com ministros apontados como próximos ao presidente Lula.
A Primeira Turma do STF, responsável pelo julgamento, é formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Moraes, Dino, Zanin e Cármen são frequentemente associados ao governo petista, enquanto Fux, apesar de já ter tido alinhamentos diversos, também é mencionado na lista de ministros com proximidade ao atual presidente.
Aliados de Bolsonaro e setores da oposição têm manifestado preocupação com a isenção da Corte, alegando que a composição do grupo pode influenciar o julgamento do ex-presidente. No entanto, a assessoria do STF reforçou que as decisões seguirão critérios estritamente jurídicos, respeitando o devido processo legal e a independência do Judiciário.
O julgamento de Bolsonaro ocorre em meio a uma série de investigações envolvendo sua atuação durante o mandato e após deixar a Presidência. A defesa do ex-presidente acompanha de perto o desenrolar do caso e promete recorrer a instâncias superiores, caso entenda que houve parcialidade no julgamento.