SSP/AL auxilia no resgate de alagoanos em condições análogas à escravidão no ES

15/05/2024 11:06 | Texto de:


Alagoanos | Foto de: Reprodução



Na tarde desta terça-feira (14), a Secretaria da Segurança Pública de Alagoas, em colaboração com o Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do estado e a Polícia Militar do Espírito Santo, coordenou uma operação para resgatar um grupo de trabalhadores alagoanos que denunciou estar em condições análogas à escravidão.

Segundo relatos divulgados nas redes sociais, as 12 pessoas, originárias da cidade de Penedo, foram contratadas para realizar a colheita de café em uma fazenda no estado do Espírito Santo. Contudo, ao chegarem ao local, descobriram que a proposta era falsa e foram surpreendidas ao serem mantidas em cárcere privado e ameaçadas pelo proprietário da fazenda.

Diante da gravidade da situação, a Assembleia Legislativa de Alagoas acionou as forças de segurança do estado para localizar e libertar os trabalhadores. Em ação conjunta com a Polícia Militar capixaba, o grupo foi resgatado e encaminhado à Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante para os procedimentos legais necessários.

O caso está sendo acompanhado de perto pela Secretaria Nacional do Trabalho em Alagoas e pela Polícia Federal, que estão investigando as circunstâncias do ocorrido e prestando assistência às vítimas.

A operação de resgate demonstra o compromisso das autoridades em combater o trabalho escravo e garantir a proteção dos direitos humanos, reafirmando a importância da colaboração entre os órgãos de segurança e a sociedade civil para enfrentar essa grave violação.