Sesau tranquiliza população sobre aumento de casos de vírus respiratório na China e reforça medidas de prevenção em Alagoas
09/01/2025 18:50 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas se pronunciou sobre o aumento recente de casos do metapneumovírus humano (HMPV) na China, especialmente entre crianças e adolescentes. Em comunicado, a Sesau tranquilizou a população alagoana, afirmando que o HMPV não representa uma nova ameaça e enfatizou a importância de medidas simples de prevenção para o controle de infecções respiratórias.
O metapneumovírus, identificado pela primeira vez no Brasil em 2004, tem sido monitorado desde então como parte do Sistema de Vigilância das Síndromes Gripais (SG) e das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). A transmissão ocorre por gotículas de saliva, contato com secreções respiratórias ou superfícies contaminadas, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Ana Paula Freitas, técnica de Vigilância Epidemiológica da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios, esclareceu que os sintomas do HMPV são semelhantes aos de resfriados e gripes, incluindo febre, tosse e congestão nasal. Em casos mais graves, pode haver dificuldade para respirar. Ela ainda destacou que, atualmente, não há vacina específica para o vírus, e o tratamento consiste em cuidados sintomáticos, com o suporte médico sendo necessário nos casos mais graves, incluindo oxigenoterapia e cuidados intensivos.
A técnica também ressaltou a importância da vacinação contra outros vírus respiratórios, como a Covid-19 e a Influenza, para evitar complicações respiratórias. Além disso, reforçou a necessidade de seguir medidas de prevenção, como higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações, evitar contato próximo com pessoas infectadas e garantir boa ventilação dos ambientes.