Serra da Barriga: “um altar para honrarmos a memória dos que partiram”, diz Fundação Cultural Palmares

26/11/2024 13:56 | Texto de:


Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



A Fundação Cultural Palmares se manifestou na manhã desta terça-feira (26) por meio de suas redes sociais, em relação ao trágico acidente ocorrido no final da tarde do último domingo (24) na Serra da Barriga, em União dos Palmares. O acidente resultou em várias vítimas e gerou comoção em todo o Estado.

Em sua nota, a Fundação destacou a força histórica e a resistência do povo negro, afirmando que, mais uma vez, esse momento exige união e cuidado coletivo. "O povo negro sempre soube transformar dor em resistência, e este momento chama, uma vez mais, à união e ao cuidado coletivo", afirmou a nota publicada nas redes sociais da instituição.

A nota também faz referência simbólica à Serra da Barriga, afirmando que ela "torna-se um altar para honrarmos a memória dos que partiram prematuramente, no grave acidente de 24 de novembro." A Serra da Barriga, um local de grande importância histórica para o Brasil, especialmente para a memória da resistência quilombola, foi mencionada como um espaço onde as vítimas do acidente são lembradas com respeito.

"Nos, da Fundação Cultural Palmares, reverenciamos cada uma delas, não apenas como nomes, mas como histórias, sonhos e amores que agora ecoam por Serra da Barriga", destaca o trecho da nota, que reafirma o compromisso da Fundação em preservar e valorizar as memórias dos indivíduos que lutaram pela liberdade e direitos dos povos negros.