Sem acordo, servidores da Educação estadual paralisam atividades nesta quinta-feira (23)
23/08/2023 11:54 | Texto de:

Profissionais da educação estadual em protesto | Foto de: SINTEAL

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) anunciou uma nova greve a partir desta quinta-feira (24), após uma decisão tomada durante uma reunião sindical realizada na última segunda-feira (21).
A principal motivação por trás dessa medida é a manifestação de insatisfação da classe em relação às negociações com o Governo de Alagoas. De acordo com Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, apesar de inúmeras tentativas de negociação, as principais demandas dos educadores não foram atendidas.
"O reajuste que atende a todos os educadores com proteção não veio. A última proposta foi simplesmente enviada para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), mesmo sem a nossa recepção. Isso para nós é um aviso de que a negociação está fechada novamente. Então não nos resta alternativa, é greve!", afirmou Izael Ribeiro.
A proposta enviada à ALE sugere um aumento de 3% a partir de setembro de 2023, com um acréscimo adicional de 2,79% programado para janeiro de 2024. Essa proposta visa a inclusão do percentual no piso nacional da educação, aumentando-o em 14,95% ao longo de 2023. Importante ressaltar que todos os profissionais da educação devem ser contemplados por esse aumento, independentemente de níveis ou cargos.
Durante a reunião realizada na segunda-feira, o sentimento de indignação entre os membros do Sinteal foi tão forte que chegou a ser proposto o início imediato da greve. No entanto, a maioria dos presentes optou por cumprir as demandas legislativas e oficializar o início da greve a partir do dia 24 de agosto.
As tentativas de reajuste salarial tiveram início já no mês de janeiro deste ano. Os servidores da educação, representados pelo Sinteal, têm enfatizado que essa luta não se trata apenas de melhores condições salariais, mas também da valorização da categoria e da promoção de um diálogo mais efetivo com a comunidade escolar.