Sem acordo, professores da rede municipal de Maceió paralisam atividades e cobram reajuste salarial

19/02/2025 13:49 | Texto de:


Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



Nesta quarta-feira (19), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) promove uma paralisação na Rede Municipal de Educação de Maceió, com um ato em frente à Prefeitura, no bairro do Jaraguá. A mobilização exige um reajuste salarial de 13,65%, com base no incremento do FUNDEB que a Prefeitura de Maceió recebeu neste ano. O percentual reivindicado, segundo o sindicato, é considerado mínimo diante das perdas salariais acumuladas pela categoria nos últimos anos.

A programação da paralisação foi definida em assembleia realizada no dia 10 de fevereiro. Durante o evento, o presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, afirmou que as negociações com a gestão municipal ainda estão em andamento, mas ressaltou que o percentual reivindicado é o que a categoria considera viável, diante do cenário atual.

“Esse percentual nem sequer repõe as perdas acumuladas pela categoria nos últimos anos, mas é o valor que nós sabemos que é viável, e a prefeitura deveria repassar o crescimento para quem faz a educação funcionar, as trabalhadoras e trabalhadores”, declarou Ribeiro.

Além do reajuste, a mobilização inclui outras demandas da categoria, como o pagamento das progressões atrasadas, a implantação do aumento de carga horária, melhorias na estrutura física das escolas, a realização de concurso público para cobrir a carência de profissionais e uma solução imediata para a crise do transporte escolar.

Até o momento, o sindicato teve duas reuniões com a Prefeitura de Maceió, nas quais ficou acordado que uma proposta de reajuste seria encaminhada até a última quinta-feira (13). No entanto, esse compromisso não foi cumprido, o que levou à decisão de realizar a paralisação nesta quarta-feira.

O CadaMinuto entrou em contato com a Prefeitura de Maceió em busca de um posicionamento sobre o assunto, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. O texto será atualizado assim que a gestão municipal fornecer uma resposta.