Segurança reforçada: sinos da Catedral de Penedo são retirados para evitar acidentes

07/03/2025 16:06 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



A Catedral Diocesana de Penedo teve seus sinos removidos devido ao risco de queda, identificado após estudos técnicos. A operação foi coordenada pela Defesa Civil do município, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), resultando na interdição temporária da área ao redor da igreja para garantir a segurança da população.

Os estudos estruturais apontaram fragilidades na sustentação dos três sinos de aço, com destaque para o principal, que pesa mais de uma tonelada. Diante do perigo iminente, a remoção foi realizada com o auxílio de especialistas.

Antes do início do procedimento, um apicultor foi chamado para retirar um enxame de abelhas que havia se instalado na torre. Com a área segura, os sinos foram cuidadosamente desmontados e transportados para a casa paroquial, onde passarão por um processo de restauração.

Após uma semana de interdição parcial, a Catedral retomou suas celebrações na noite desta quinta-feira (7). A previsão é que, após a restauração e o reforço na estrutura da torre, os sinos possam ser reinstalados com segurança.