Sargento com operação da BPRv invade procissão centenária do Mastro, multa e fere direito à fé religiosa em União dos Palmares

15/01/2023 20:54 | Texto de:


Ação comandada pelo sargento Júnior é considerada irregular | Foto de: União Polêmico



Uma operação comandada pelo sargento Júnior, do Batalhão de Polícia Rodoviária de Alagoas (BPRv), está causando forte questionamento no meio político e religioso, além de populares de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana.

A operação, que é vista por invasão e desrespeito, uma vez que o percurso do trajeto já havia sido ordenado pela SMTT local, além de ciência documental aos órgãos policiais, deflagrada frente ao 2° Batalhão ocorreu exatamente durante a vinda da centenária Procissão do Mastro de Santa Maria Madalena, com milhares de fiéis que se amontoaram por onde estava a operação.

Devotos da padroeira, que iriam participar da motociata pelo percurso, foram impedidos e tiveram seus veículos recolhidos ao depósito do DETRAN, em Maceió.

No meio político palmarino e religioso, a ação é considerada irregular, exatamente pelo fato de já haver sido oficializado aos órgãos policiais sobre o trajeto, além de também de ferir o direito à fé religiosa, em que devotos foram impedidos de participar do evento.

O evento contempla, em todas as edições, mastro carregado por devotos, cavalgadas, motociatas, além de milhares de pessoas que acompanham todo o percurso.

Confira o momento em que a operação é realizada: