Robert Francis Prevost é eleito novo papa e fará primeira aparição como Leão 14 no Vaticano
08/05/2025 14:33 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Assessoria

O mundo católico tem um novo líder. O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito hoje como o novo papa da Igreja Católica. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, e também cidadão peruano desde 2015, Prevost será apresentado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, como Papa Leão XIV – o primeiro pontífice norte-americano da história.
O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti em latim, com a tradicional frase: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” ("Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa"). A escolha foi definida após quatro escrutínios realizados pelos cardeais reunidos no conclave.
Logo após sua primeira aparição pública, Leão XIV concederá a tradicional bênção urbi et orbi (“à cidade e ao mundo”), voltada aos milhares de fiéis que acompanham a cerimônia na Praça de São Pedro.
Trajetória do novo pontífice
Matemático de formação antes de ingressar na vida religiosa aos 22 anos, Prevost teve uma carreira marcada por experiências em diferentes continentes. Como missionário agostiniano, viveu por décadas no Peru, onde atuou intensamente em comunidades locais e chegou ao posto de arcebispo de Chiclayo, no norte do país. A experiência o levou ao Vaticano, onde assumiu, em 2023, o comando do Dicastério para os Bispos – um dos órgãos mais importantes da Cúria Romana, responsável por assessorar o papa na escolha de novos bispos ao redor do mundo.
Com um perfil internacional, Prevost dividiu sua vida entre América Latina, Europa e Estados Unidos, simbolizando a presença da Igreja nas chamadas periferias do mundo, assim como seu antecessor, o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.
A escolha de Leão XIV representa não apenas uma mudança geográfica no comando da Igreja, mas também uma possível continuidade no enfoque pastoral voltado aos mais pobres e marginalizados – um legado fortemente marcado no papado de Francisco.