Risco de Colapso na Ponte da Massagueira? Defesa Civil Realiza Vistoria e Dá Explicações
27/02/2025 21:20 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

A ponte que conecta Barra Nova à Massagueira, em Marechal Deodoro, tem gerado preocupações após denúncias sobre possíveis falhas em sua estrutura. A Defesa Civil de Alagoas, juntamente com o Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER-AL), realizou uma inspeção detalhada na manhã desta quinta-feira (27), para avaliar as condições de segurança da ponte, localizada na rodovia AL-101 Sul.
Durante a vistoria, os técnicos não encontraram comprometimento na estrutura principal da ponte, que segue em "perfeito estado de conservação", segundo informações do DER. No entanto, foi observada uma deformação em um gabião, que é uma estrutura destinada à contenção de erosão. Esse detalhe gerou a necessidade de um aprofundamento na análise, uma vez que, embora o problema não represente risco imediato à ponte, a segurança da área continua sendo monitorada.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo, destacou que a inspeção foi concluída e que, neste momento, está sendo elaborado o relatório com as conclusões. "O DER informou que a estrutura não está comprometida e que, em breve, nos enviará um documento formal detalhando a situação", afirmou Melo.
Com o objetivo de garantir a segurança da população, a Defesa Civil implementou algumas medidas preventivas no local. A Secretaria de Infraestrutura de Marechal Deodoro ficará encarregada de isolar a área próxima à cabeceira da ponte, enquanto a Marinha do Brasil intensificará as rondas na região para orientar os navegadores a manterem distância das proximidades da ponte.
A Ponte da Massagueira é monitorada regularmente pelo DER, que faz parte de um programa permanente de manutenção de pontes, com um total de 261 pontes sob monitoramento nas rodovias estaduais de Alagoas. Em resposta à situação, o governador Paulo Dantas afirmou que, embora o problema identificado seja pequeno, ele será resolvido em breve. "Já realizamos muitas obras semelhantes e, em breve, teremos o prazer de resolver essa situação sem que haja qualquer risco à segurança", concluiu o governador.
A situação continua sendo monitorada de perto, e os responsáveis pela manutenção da ponte reiteram que a segurança da população é prioridade.