Renan Filho exige apoio de secretários à campanha de Rafael Brito e causa desconforto no governo Dantas

10/09/2024 11:11 | Texto de:


Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução



Embora esteja atualmente exercendo o cargo de ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) não parece ter deixado para trás sua influência política sobre o Estado de Alagoas. Mesmo com Paulo Dantas (MDB) no comando do governo estadual, Renan Filho continua exercendo um papel significativo nas decisões do Poder Executivo local.

Recentemente, Renan Filho fez uma “determinação” de Brasília para que todos os secretários estaduais que ainda não haviam se comprometido com a campanha de Rafael Brito (MDB) para a prefeitura de Maceió o fizessem imediatamente. A intervenção gerou controvérsia entre membros do governo, com um importante interlocutor do Palácio República dos Palmares expressando forte oposição à interferência do ex-governador na administração atual.

A influência de Renan Filho é evidente em várias esferas. A secretária estadual da Cultura, Mellina Freitas, que estava afastada desde que seu pai, Washington Luís, deixou o cargo de desembargador do TJ/AL, retornou ao cenário político. Freitas saiu de seu “isolamento domiciliar” para apoiar publicamente a candidatura de Rafael Brito, apesar de continuar despachando de casa.

Apesar da pressão para apoiar Rafael Brito, o candidato enfrenta dificuldades nas pesquisas de intenção de voto. O uso da máquina pública estadual não parece estar surtindo o efeito esperado, e há rumores de que Marcelo Victor (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, tem repetido em bastidores: “Eu avisei!”