Renan Calheiros pode estar na mira de investigação da CPI da Braskem
06/03/2024 09:51 | Texto de:
Rodrigo Cunha e Renan Calheiros | Foto de: Reprodução
O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), único representante alagoano na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, levantou a possibilidade de seu conterrâneo, o senador Renan Calheiros, ser investigado pela Comissão.
Apesar de ser um aliado de longa data do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e ter se posicionado contrariamente à criação da CPI, Rodrigo Cunha agora expressa críticas a seu rival político, Renan Calheiros, que deixou o colegiado ao não conseguir se viabilizar como relator.
O senador Cunha destaca a ligação de Renan Calheiros com a Braskem, ressaltando que o ex-presidente da empresa pode ser alvo de investigações. "Ele (Renan Calheiros) foi o presidente dessa empresa (Braskem) de que estamos falando. O resgate, hoje feito, dizendo que os problemas não começaram em 2018, e sim desde 1975, o coloca também numa situação que pode ser investigado", afirmou Rodrigo Cunha em entrevista à TV Senado.
Cunha salienta a importância de seguir um processo passo a passo e argumenta que a presença de Renan como relator contaminaria todo o processo da CPI. O senador menciona ainda que Renan Calheiros foi denunciado e indiciado pela Polícia Federal por receber propina direcionada e beneficiar a própria Braskem. A declaração do parlamentar foi dada em referência à empresa Salgema S/A, que, após a privatização, originou a Braskem.
A assessoria de Renan Calheiros refuta as alegações, afirmando que o senador nunca foi presidente da companhia, mas sim integrante de seu conselho administrativo em 1993 e 1994, devido à sua posição como vice-presidente de outra estatal ligada ao setor na época, a Petroquisa.
Quanto ao indiciamento pela Polícia Federal, o inquérito foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por considerar que a obtenção de provas foi "insuficiente". A CPI da Braskem segue como um importante palco de debates e investigações, colocando em foco figuras políticas de destaque em Alagoas.