Renan Calheiros perde apoio no Senado Federal e enfrenta desafios políticos

10/04/2024 16:16 | Texto de:


Renan Calheiros | Foto de: Reprodução



O senador Renan Calheiros, vem sobrevivendo em situações desafiadoras no Senado Federal, onde já exerceu o poder por quatro vezes. Seu domínio no legislativo enfrenta agora uma nova reviravolta, com a perda de apoio de três importantes legendas que compunham o Bloco Democracia, do qual ele liderava a maioria.

Segundo informações da coluna Painel, da Folha de São Paulo, o Podemos, o PDT e o PSDB optaram por abandonar o Bloco Democracia para formar o Bloco Independência, uma mudança que altera significativamente o equilíbrio de poder na Casa Legislativa.

Com isso, o Bloco Resistência Democrática, formado pelo PT, PSB e PSD, passa a deter a maioria, deixando Renan Calheiros em uma posição mais delicada.

Esta mudança representa uma reorganização política, e também a crescente perda de influência do senador no Senado Federal. Renan Calheiros já não desfruta de uma relação próxima com seus colegas devido a conflitos internos e à perda de prestígio, inclusive com o governo, que não o considera mais um aliado prioritário.

O posto de líder no Senado é de grande importância, conferindo prestígio, melhores gabinetes e mais espaços para atuação política. No entanto, Calheiros enfrenta agora o desafio de manter sua relevância e influência no cenário político, especialmente em um momento em que suas tentativas de destaque, como a solicitação da CPI da Braskem, encontram obstáculos significativos, como a falta de emplacamento de seu nome na relatoria.

Embora haja espaço para recuperação, o caminho à frente não será fácil para o senador. Sua capacidade de manter-se relevante e recuperar o apoio necessário no Senado dependerá de sua habilidade política e capacidade de adaptação às novas circunstâncias políticas.