Kil mobiliza aliados em encontro, mas evita anunciar pré-candidatura
Johnny Lucena | UP
26/12/2024 08:36 | Texto de:
Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) surge como o favorito em uma possível disputa pela reeleição ao Senado em 2026, de acordo com levantamentos realizados por dois institutos de pesquisa, Fape Pesquisas e Ibrape, nos meses de novembro e dezembro deste ano.
Os dados apontam que Renan seria reeleito se as eleições ocorressem hoje, consolidando sua posição como um dos políticos mais influentes de Alagoas. Em segundo lugar aparece o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara dos Deputados, que também é visto como um forte concorrente na disputa pelo Senado.
Além de Renan Calheiros e Arthur Lira, outros nomes são cotados para concorrer a uma das cadeiras de Alagoas no Senado. Entre os mais mencionados estão o deputado estadual Davi Davino Filho (PP), a deputada federal Eudócia Caldas (PSB) e o deputado federal Paulão (PT).
Já o deputado Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil) deverá optar pela reeleição na Câmara dos Deputados, descartando, ao menos por enquanto, uma possível candidatura ao Senado.
A liderança de Renan nas pesquisas reflete sua longa trajetória política e influência no estado. No entanto, Arthur Lira, com forte base eleitoral e destaque nacional como presidente da Câmara, promete ser um adversário de peso.
Com nomes expressivos e articulações políticas já em andamento, a disputa para o Senado em 2026 promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos em Alagoas.
publicidade
Johnny Lucena | UP