Receita vai monitorar movimentações de cartão de crédito e Pix acima de R$ 5 mil

07/01/2025 09:11 | Texto de:


Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



A partir de 1º de janeiro de 2025, uma nova diretriz relacionada ao sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, entrou em vigor, estabelecendo que todas as transferências que ultrapassarem o valor de R$ 5 mil deverão ser reportadas à Receita Federal. A medida tem como objetivo aumentar a transparência das transações financeiras e reforçar o controle fiscal.

Anunciada em setembro de 2024, a regra determina que as informações sobre transferências que excedam o limite estabelecido sejam enviadas obrigatoriamente via e-Financeira. Este sistema eletrônico, parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), coleta dados de contas bancárias, investimentos e previdência privada.

O primeiro prazo para apresentação dos dados é até o último dia útil de agosto de 2025, dia 29. Para as movimentações do segundo semestre, o prazo se estende até o último dia útil de fevereiro de 2026. A medida visa aprimorar o monitoramento das transações de alto valor e garantir a conformidade fiscal dos contribuintes no Brasil.