Protesto de Policiais Civis Afeta Funcionamento da Delegacia-Geral em Maceió

18/03/2025 13:47 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



Na manhã desta terça-feira (18), o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou um ato público em frente à Delegacia-Geral, localizada no bairro de Jacarecica, em Maceió. Durante o protesto, policiais civis entregaram seus cargos de chefia e renunciaram às gratificações em sinal de descontentamento com a demora do governo estadual em resolver a negociação sobre a ampliação da carga horária da categoria.

A mobilização gerou impactos diretos no funcionamento da Polícia Civil, com a paralisação de diversas operações, incluindo as realizadas pela Seção de Capturas. A maior parte dos policiais que ocupavam funções de liderança já assinou documentos de renúncia, demonstrando a insatisfação com a situação.

A principal reivindicação da categoria é a compensação financeira pelo aumento da jornada de trabalho, que passou de 30 para 40 horas semanais desde 2003. A negociação sobre essa mudança se arrasta há dois anos, e mais da metade dos policiais já conquistou judicialmente o direito à majoração da carga horária. Em um gesto de conciliação, os policiais aceitaram abrir mão do pagamento de retroativos e aceitaram a proposta C, apresentada pelo Comitê de Negociação Sindical (Cones).

Até o momento, o governador Paulo Dantas não se pronunciou sobre o impasse, que segue gerando preocupação em relação ao impacto nas operações de segurança pública no estado de Alagoas. A paralisação pode comprometer ainda mais o trabalho da polícia, prejudicando a população.