Promessa de Paulo Dantas e disputa interna pode tirar Kil Freitas da pasta da educação e levá-lo para agricultura

15/01/2025 20:12 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



A Secretaria de Educação de Alagoas, atualmente comandada por Roseane Vasconcelos, pode passar por uma mudança importante no governo de Paulo Dantas (MDB). Kil Freitas, ex-prefeito de União dos Palmares e nome inicialmente prometido para assumir a pasta, pode ser deslocado para outro cargo dentro da administração estadual, em meio a uma disputa interna que envolve o deputado Rafael Brito (MDB).

Nos bastidores, circula a informação de que Rafael Brito, um importante aliado político do governo e defensor da permanência de Roseane Vasconcelos na Secretaria de Educação, não teria aceitado bem a possível troca. A nomeação de Kil Freitas, que não tem alinhamento direto com o deputado, poderia enfraquecer a influência de Brito na pasta e diminuir seu espaço na estrutura do governo estadual. Como presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Brito vê a perda dessa posição como um golpe em sua força política no estado.

Com essa resistência, o governador Paulo Dantas estaria considerando redirecionar Kil Freitas para outro cargo, com a Secretaria de Agricultura do Estado sendo cogitada como uma alternativa. Essa mudança ainda precisa ser resolvida por Dantas, que deverá concluir a reformulação de seu secretariado após o seu retorno de Portugal, previsto para esta semana.

A resolução desses conflitos internos e a definição do novo secretariado são questões prioritárias para o governador, que busca fortalecer sua gestão e manter o equilíbrio político no estado.