Procurador de Alagoas solicita investigação sobre compra do Hospital do Coração pelo prefeito JHC
17/10/2023 11:43 | Texto de:

Hospital do Coração | Foto de: Reprodução

O Procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto de Albuquerque, apresentou uma solicitação ao Poder Judiciário para dar início a um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) envolvendo o prefeito de Maceió, JHC (PL), em meio a preocupações crescentes sobre a aquisição do Hospital do Coração.
O pedido de investigação foi desencadeado por uma representação feita pelo senador por Alagoas, Renan Calheiros, levantando suspeitas sobre o processo de compra do hospital, que teve um custo de R$ 266 milhões aos cofres municipais e será financiado com recursos decorrentes de uma negociação entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem.
O Procurador-geral explicou que o objetivo do PIC é determinar se as denúncias feitas pelo senador possuem mérito, investigando possíveis irregularidades no processo de desapropriação do imóvel realizada pelo prefeito JHC, que tinha como objetivo transformá-lo em um hospital municipal. Ele ressaltou que, caso a investigação seja autorizada, esta ocorrerá sob sigilo, garantindo que todas as informações sejam devidamente apuradas.
Albuquerque nomeou um grupo de seis promotores de Justiça encarregados de conduzir a investigação. Além disso, a investigação contará com o suporte do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Núcleo de Gestão da Informação (NGI), que prestará apoio operacional e, se necessário, auxiliará na realização de diligências.
Esta investigação visa lançar luz sobre o processo de compra do Hospital do Coração, cujos custos significativos e possíveis irregularidades se tornaram motivo de preocupação para as autoridades e o público em geral.