Presídio de Segurança Máxima tem grades serradas em tentativa de invasão, em Maceió
17/06/2024 09:59 | Texto de:
Grades serradas | Foto de: Reprodução
Neste domingo (16), o Presídio de Segurança Máxima, em Maceió, foi palco de uma tentativa de invasão. Suspeitos serraram as grades da área externa com o objetivo de entregar material ilícito a um reeducando da unidade prisional. A denúncia partiu do Sindicato dos Policiais Penais, que expressou preocupação com a recorrência desses episódios, sendo este o segundo caso em apenas um mês.
De acordo com Vitor Leite, representante do sindicato, "Mais uma vez foi gente de fora tentando levar material ilícito para dentro da unidade. Está ficando recorrente. No período de 30 dias, é a segunda vez que isso ocorre. Pessoas que entram, cortam a tela, e têm contato direto com os presos. Podem levar drogas, armas... Temos uma sala de monitoramento muito moderna operada pela empresa de cogestão, mas é a segunda vez que ocorre e o problema não foi detectado".
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) confirmou a abertura de um procedimento administrativo para investigar as circunstâncias e identificar todos os envolvidos na tentativa de invasão. O reeducando que receberia o material ilícito já foi identificado. Além disso, a Seris desmentiu rumores de uma fuga em massa de detentos, reafirmando o compromisso com a segurança do sistema prisional e da população alagoana.
"Negamos, veementemente, qualquer instabilidade no sistema prisional alagoano, assim como a notícia fantasiosa de fuga em massa em unidade prisional no fim de semana. No domingo (16), houve a tentativa de entrada de material ilícito para um reeducando da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM), apenado já identificado, em razão do comprometimento das equipes plantonistas. Iremos investigar a publicação de fake news que de forma irresponsável tem o intuito de causar instabilidade no sistema prisional alagoano, que conta com uma das melhores polícias penais do país, que mantém ordem e disciplina no Complexo Prisional", declarou a Seris em comunicado oficial.
No mês anterior, uma câmera de monitoramento flagrou um homem cortando as telas e passando por dois bloqueios com grades na mesma unidade prisional. As imagens mostraram o indivíduo se agachando até a tela, manipulando-a e depois retornando às pressas.