Presidente do PT processa advogado por difamação em caso de pagamentos a empresa do filho
01/11/2024 22:24 | Texto de:
Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução
O presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, emitiu uma nota informando que vai processar o advogado Welton Roberto, que desfiliou-se recentemente do partido denunciando favorecimento do presidente a familiares, utilizando os recursos do fundo eleitoral.
No documento, Barbosa afirma que “as alegações de desvio de recursos e improbidade administrativa que me foram imputadas são completamente falsas e visam unicamente manchar minha honra e a integridade do Partido dos Trabalhadores em Alagoas”.
O presidente diz ainda que todas as contas do PT foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. Ricardo afirma também que os serviços advocatícios pagos com recursos do fundo eleitoral do PT foram devidamente prestados.
Em um programa de TV na última semana, Welton afirmou que as supostas ilegalidades cometidas por Ricardo Barbosa vão além do favorecimento ao filho com os recursos do fundo eleitoral, e que desde 2020 o presidente petista utiliza recursos partidários para pagar “a ele mesmo”, segundo o advogado.
Barbosa afirmou que também processou o jornalista do programa ao qual Roberto falou sobre as denúncias, afirmando que o profissional tratou o tema com sensacionalismo e sem o devido respeito aos fatos.
Em resposta, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas emitiu uma nota, ainda na tarde desta sexta, repudiando o processo contra o comunicador Wandenberg de Araújo Morais, classificando o ato como ‘lawfare’, ou o ato de utilizar recursos legais para calar o trabalho de profissionais de imprensa.
Confira a nota de Ricardo Barbosa na íntegra:
Nota Oficial
Diante das acusações infundadas e caluniosas veiculadas no programa “Farol Notícias”, apresentadas por Berg Morais e comentadas pelo advogado Welton Roberto, informo que ajuizei uma ação de indenização por danos morais e pedido de retratação pública. As alegações de desvio de recursos e improbidade administrativa que me foram imputadas são completamente falsas e visam unicamente manchar minha honra e a integridade do Partido dos Trabalhadores em Alagoas.
É fundamental esclarecer que todas as contas do partido, incluindo as referentes ao ano de 2020, foram apresentadas e aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. Além disso, a prestação de serviços advocatícios foi integralmente comprovada com documentos, evidenciando a legitimidade e a regularidade das contratações e ações realizadas em benefício do partido.
A motivação para processar Berg Morais e Welton Roberto decorre da natureza grave das acusações feitas sem qualquer prova ou embasamento, extrapolando o direito à liberdade de expressão e desrespeitando os princípios do bom jornalismo. Essas atitudes causaram danos à minha imagem, à minha reputação e à militância do PT.
Reafirmo meu compromisso com a transparência e a justiça, e confio plenamente na responsabilidade do Poder Judiciário em assegurar que a verdade seja restabelecida. Seguiremos firmes, defendendo a ética, a integridade e o respeito àqueles que se dedicam à luta por uma sociedade mais justa e democrática.
Atenciosamente,
Ricardo Barbosa
Presidente do PT de Alagoas