Prefeitura de Maceió redobra esforços para minimizar impactos das chuvas em Maceió
07/05/2024 13:21 | Texto de:
Arvores sendo poldadas em Maceió | Foto de: Reprodução
A Prefeitura de Maceió tem se empenhado desde o início desta semana em ações para minimizar os impactos negativos das chuvas na cidade. Com o intuito de evitar alagamentos e acidentes, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) está intensificando a limpeza de canais, recolhimento de resíduos e podas de árvores por toda a região.
Durante essa semana, os esforços de limpeza dos canais estão concentrados em grotas e córregos identificados como áreas críticas. Cerca de 50 agentes de limpeza estão trabalhando nesses pontos, auxiliados por máquinas retroescavadeiras, para remover o barro e os resíduos descartados de forma irregular pela população, os quais são arrastados pelas águas das chuvas.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, enfatiza a importância de intensificar esses serviços para prevenir situações difíceis para os cidadãos durante o período chuvoso. "Estamos atendendo diversos locais críticos para garantir que as águas pluviais sigam seu curso natural e não transbordem, causando transtornos aos moradores ribeirinhos e à população em geral", afirmou.
Outra medida que prioriza a segurança dos moradores de Maceió é a poda e supressão de árvores. Essa ação é fundamental para evitar problemas durante os meses de chuva. Mais de 30 profissionais estão envolvidos nesse trabalho. Além dos agentes de limpeza, responsáveis pela poda, os engenheiros agrônomos da Alurb avaliam cada exemplar antes do corte, para garantir a necessidade do procedimento.
Segundo Karine Gabriela, diretora de Arborização Urbana, essas iniciativas visam proteger os cidadãos que transitam pela cidade e podem contar com o apoio da população. "Com essas ações, podemos prevenir a queda de galhos e árvores nas ruas, praças e espaços públicos. Contamos também com a colaboração da população, que pode entrar em contato conosco para informar sobre qualquer necessidade, incluindo situações de perigo ou risco iminente", destacou.
Em casos de queda de árvores, os cidadãos podem contatar a Defesa Civil pelo número 199, ligar para o 156 ou enviar mensagem via WhatsApp para o número 98802-4834, fornecendo fotos e descrição do cenário. Uma equipe da Alurb será enviada ao local para realizar a remoção da árvore.