Prefeitos do interior alagoano podem unir forças por Renan Calheiros e Arthur Lira ao Senado

18/11/2024 19:56 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



Dois encontros políticos realizados recentemente reforçam os indícios de uma possível "aliança branca" entre o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (PP), ambos de olho nas cadeiras do Senado nas eleições de 2026. A estratégia permitiria que lideranças locais pedissem votos para os dois políticos sem que eles precisassem dividir palanques.  

Na última semana, o prefeito eleito de Maragogi, Dani da Elba (PP), participou de uma reunião com o governador Paulo Dantas (MDB) no Palácio Zumbi dos Palmares. Já no sábado, foi a vez da prefeita de Igreja Nova, Vera Dantas (MDB), se encontrar com Arthur Lira. Segundo fontes políticas, o conteúdo das conversas foi semelhante: pedidos para que as lideranças locais articulem apoio a ambos os candidatos. No caso de Dani, o governador solicitou que, além de Lira, o prefeito também apoie Renan Calheiros. Já para Vera, Arthur Lira reforçou a necessidade de incluir seu nome ao lado de Renan no apoio político.  

A chamada "aliança branca" é entendida como um pacto informal de não-agressão entre os dois caciques políticos, permitindo que prefeitos e lideranças possam trabalhar em prol de ambos, enquanto Calheiros e Lira evitam ataques públicos entre si. Essa configuração beneficia os prefeitos ao garantir suporte do governo estadual, controlado pelo MDB, e de Arthur Lira, cuja influência é reconhecida na liberação de emendas e no apoio a obras via Codevasf.  

A estratégia também é vantajosa para os próprios Renan e Lira, que conseguem ampliar suas bases eleitorais sem a necessidade de aproximação direta, mantendo um distanciamento estratégico, mas ainda assim assegurando votos em municípios comandados por aliados políticos de ambos os lados.