Prefeito do Pilar é acusada de perseguição política contra servidora da educação
26/04/2024 08:31 | Texto de:
Renato Filho, prefeito do Pilar | Foto de: Reprodução
Uma denúncia de perseguição política movimentou a Câmara de Vereadores da cidade de Pilar após a exoneração da servidora pública municipal Gerlane Bastos, que trabalhava como auxiliar escolar na Escola Municipal Washington Melo Maio, no bairro Imburi.
A servidora foi demitida após participar de um evento de filiação política que contou com a presença de candidatos da oposição ao prefeito Renato Filho.
A denúncia foi apresentada ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) nesta quarta-feira (24). Gerlane Bastos, que estava no cargo desde fevereiro de 2024, afirmou que sua exoneração foi resultado de sua participação no evento político.
O caso ganhou destaque na sessão ordinária da Câmara Municipal do Pilar nesta quinta-feira (25), quando o vereador Biu Barros distribuiu cópias do termo de declarações (MP nº05.2024.00001328-5) para os parlamentares.
Segundo o documento, a decisão de exonerar Gerlane Bastos veio do ex-secretário Clewinho Cavalcante, que teria ordenado sua demissão após uma postagem nas redes sociais mostrando sua participação em um evento da oposição. A gravação de uma conversa entre Gerlane e a diretora da escola, ocorrida na presença da vice-diretora, foi apresentada como prova.
A repercussão do caso foi imediata, com vários vereadores expressando seu repúdio à perseguição política. Até o momento, a gestão municipal não havia se manifestado a respeito do assunto.