Prefeito de Rio Largo inicia exonerações de aliados de vereadores de oposição
08/04/2025 13:25 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

O prefeito Carlos Gonçalves deu início nesta semana a um movimento político que está sendo chamado nos bastidores de “degola” de comissionados ligados aos vereadores de oposição. De acordo com publicações no Diário Oficial do Município, diversos nomes associados aos parlamentares Bala Soares, Rafael e Rogério Silva – atual presidente da Câmara – foram exonerados dos cargos que ocupavam na administração municipal.
A medida tem sido interpretada como uma ação estratégica para pressionar a base aliada do prefeito na Câmara Municipal. Fontes ligadas ao cenário político de Rio Largo afirmam que a série de exonerações foi um “remédio amargo” adotado pelo gestor para reafirmar sua autoridade e exigir fidelidade dos parlamentares que compõem sua base de apoio.
O episódio sucede outro movimento simbólico: a saída do ex-prefeito Gilberto Gonçalves da super-secretaria da prefeitura na semana passada. A mudança foi vista como o primeiro recado claro de que o governo atual pretende adotar um novo ritmo e uma nova postura diante das movimentações políticas na cidade.
Nos bastidores, o clima é de tensão. Vereadores atingidos pelas exonerações avaliam os próximos passos, enquanto lideranças do Executivo monitoram a reação no Legislativo. A expectativa é que novas movimentações ocorram nos próximos dias, podendo redefinir o equilíbrio político entre a prefeitura e a Câmara de Rio Largo.