Prefeito de Maceió viaja para Brasília para discutir medidas emergenciais após desabamento de mina

11/12/2023 09:23 | Texto de:


JHC | Foto de: Reprodução



O prefeito de Maceió, JHC, embarcou para Brasília na manhã desta segunda-feira (11) para discutir medidas emergenciais após o desabamento parcial do teto da mina 18, localizada dentro da lagoa Mundaú.

O incidente, ocorrido neste domingo (10), resultou no preenchimento da mina com a água do manancial. Embora a área já estivesse isolada desde a semana passada, JHC assegurou que não há riscos para a população, visto que praticamente todo o entorno está desabitado.

Na capital federal, o prefeito terá reuniões com representantes do Governo Federal, entre eles o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e o secretário especial do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Como resposta ao desabamento, JHC anunciou sua intenção de reivindicar junto à União o pagamento imediato de auxílios para pescadores e marisqueiros afetados pela situação, que estão temporariamente impedidos de trabalhar. Além disso, será debatido um estudo aprofundado nas águas da lagoa, que entraram em contato com a mina e precisam ser analisadas.

"Não podemos ficar perdendo tempo. Ontem à noite mesmo reuni meu secretariado, conversei com a equipe do Governo do Estado e membros do Governo Federal, tudo para dar as respostas com a velocidade que o povo merece", afirmou o prefeito.

Diante dos compromissos em Brasília, JHC orientou um grupo de secretários para representar a Prefeitura de Maceió durante a reunião desta segunda na sede do Governo de Alagoas.

Os representantes incluem Felipe Lins (Gabinete Civil), David Gomes (Ações Estratégicas e Integração Metropolitana), Major Luiz Diego (Chefe da Assessoria Militar de Maceió), Abelardo Nobre (coordenador da Defesa Civil de Maceió) e Claydson Moura (Coordenador Executivo do Gabinete do Prefeito).

O foco do encontro será a coordenação de esforços com a gestão estadual para lidar com as consequências do desabamento e proteger os interesses da população afetada.

Prefeito enfatiza trabalho contínuo de monitoramento:

Em entrevista à imprensa, JHC enfatizou o trabalho contínuo de monitoramento das minas, destacando o esforço sério e incansável da equipe. "Estamos sobrevoando a região e avaliando os impactos ambientais e sociais", afirmou JHC.

O prefeito também garantiu que a Defesa Civil de Maceió está monitorando a situação 24 horas por dia e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a segurança da população.

"Estamos atentos a qualquer sinal de alteração e, caso seja necessário, tomaremos as medidas cabíveis", disse JHC.