Prefeito de Junqueiro, Leandro Silva, é novamente condenado por divulgar pesquisa eleitoral falsa
18/07/2024 14:34 | Texto de:
Print da postagem nas redes sociais do prefeito | Foto de: Reprodução
O prefeito de Junqueiro, Leandro Silva, enfrenta mais uma condenação judicial por disseminar uma pesquisa eleitoral falsa em suas redes sociais. Em 1º de julho, a Justiça já havia proibido Leandro de divulgar os resultados manipulados da pesquisa da empresa Result Estratégia e Mídia, que indicavam uma vantagem enganosa do prefeito na disputa pela Prefeitura de Junqueiro.
Os números da pesquisa, repletos de manipulações e resultados falsos, foram vazados ilegalmente em grupos de WhatsApp na cidade antes mesmo de serem registrados na Justiça Eleitoral. Apesar da determinação judicial inicial, Leandro Silva não retirou as postagens, levando a uma nova decisão que obrigou o Facebook e o Instagram a removerem as publicações.
As plataformas Facebook e Instagram foram acionadas judicialmente, e o escritório de advocacia Tozzini Freire, representando as empresas, já recebeu as novas decisões judiciais. Segundo a determinação, Facebook, Instagram e Leandro Silva têm dois dias para apagar os posts contendo a pesquisa falsa.
A empresa Result Estratégia e Mídia, responsável pela pesquisa em questão, cometeu graves erros, como não respeitar critérios estatísticos adequados à população local, distorcer o nível de escolaridade dos entrevistados e apresentar inconsistências na distribuição da faixa de renda da comunidade. Além disso, não há comprovação de que a população de Junqueiro tenha sido efetivamente entrevistada pelos pesquisadores da Result Estratégia e Mídia Ltda.