Prazo para regularização do título de eleitor termina em 20 dias: Saiba como proceder

18/04/2024 09:19 | Texto de:


Titulo de eleitor | Foto de: Reprodução



Com o prazo se encerrando em apenas 20 dias, os cidadãos brasileiros precisam ficar atentos para tirar, transferir, atualizar ou regularizar seus títulos de eleitor a tempo de participar das próximas eleições. O cadastro eleitoral será fechado no dia 8 de maio, e aqueles que desejam exercer o direito de voto devem agir rapidamente.

Em Maceió, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) já adotou medidas para facilitar o processo. A Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Gruta de Lourdes, ampliou seu horário de funcionamento, atendendo das 8h às 17h. Além disso, os postos de atendimento nas Centrais Já! do Maceió Shopping e do Benedito Bentes também seguem o mesmo horário. Nos cartórios eleitorais do interior, o funcionamento é das 7h30 às 13h30.

Para realizar qualquer serviço eleitoral, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. No caso de transferências de domicílio, o comprovante de residência deve ter sido emitido nos últimos 3 meses, no mínimo (a partir de dezembro). Homens maiores de 18 anos também precisam apresentar a certidão de alistamento militar (reservista).

É importante ressaltar que as pessoas que estão com o título de eleitor regularizado, mesmo sem a coleta biométrica, poderão votar normalmente nas Eleições de 2024. No entanto, aqueles que desejam cadastrar sua biometria podem buscar o atendimento, pois a coleta biométrica foi retomada em todo o país.

Diante do prazo limitado, é fundamental que os eleitores não deixem para a última hora e realizem suas atualizações eleitorais o quanto antes, garantindo assim seu direito ao voto e contribuindo para o exercício da democracia no país.