População de Murici ficará isenta de pagar tarifa de esgoto

29/10/2024 19:43 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) obteve, através de ação civil pública, a suspensão da cobrança de tarifa de esgoto para os moradores de Murici, até que a BRK Ambiental corrija as irregularidades nas estações de tratamento de água e esgoto locais. Conforme a decisão judicial, proferida na semana passada, caso a BRK descumpra a determinação, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil. O caso é acompanhado pelos defensores públicos João Augusto Sinhorin e Thiago Garcia.

As falhas foram identificadas pela Defensoria em março deste ano, durante uma vistoria realizada em parceria com a Câmara de Vereadores de Murici.

Entre os problemas constatados estão estruturas inadequadas para a captação e tratamento de água, além de estações de esgoto em situação de abandono, comprometendo a qualidade da água e o abastecimento para a população. Também foi verificado o descarte de dejetos diretamente no ambiente, o que resulta na formação de riachos de esgoto que se espalham pela região, afetando corpos d’água próximos e elevando os riscos de impacto ambiental e à saúde pública.