Policiais Civis ameaçam paralisação no Carnaval por falta de acordo com o governo
25/02/2025 14:24 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

Após quase dois anos de negociações sem avanço, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) pode decidir por uma paralisação da categoria. A decisão será tomada durante a Assembleia Geral, marcada para as 13h desta terça-feira (25), no Clube de Engenharia.
O impasse gira em torno da majoração da carga horária, um acordo que vem sendo negociado com o Governo do Estado, mas que ainda não foi concretizado. A diretoria do Sindpol já se reuniu com diversos órgãos, como a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o próprio governador Paulo Dantas, que reconheceu a legitimidade da reivindicação e afirmou ser favorável à implementação da mudança. No entanto, não houve nova reunião para a conclusão do acordo, o que tem gerado crescente insatisfação entre os policiais civis.
O impasse teve início em 2006, quando o Governo do Estado aumentou a carga horária dos policiais civis de 30 para 40 horas semanais, sem oferecer qualquer compensação financeira. Desde então, mais de 50% da categoria já conquistou o direito à correção por meio da Justiça.
Nas negociações mais recentes, os policiais civis aceitaram a proposta conhecida como “cenário C”, apresentada pelo Comitê de Negociação Sindical (Cones). Para viabilizar o acordo, a categoria assinou uma carta de intenção abrindo mão do pagamento retroativo e entregou os documentos ao secretário de Estado Vitor Pereira, em dezembro de 2023. Agora, resta apenas a conclusão do acordo por parte do governador.
Com a demora na oficialização do compromisso, os policiais civis de Alagoas cobram uma resposta definitiva do governo. Caso a situação não seja resolvida, a categoria pode aprovar a paralisação e endurecer as mobilizações.
O Sindpol reforça que a decisão sobre a paralisação será tomada na Assembleia Geral, e pede o engajamento de toda a categoria para definir os próximos passos da luta.