Polícia Penal de Alagoas Realiza Transferência de 426 Presos para Aumentar Segurança no Sistema Prisional

27/03/2025 17:27 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



Na quarta-feira (26), a Polícia Penal de Alagoas concluiu mais uma fase da Operação Transitus Égide, com a transferência interna de 426 reeducandos para novos módulos do Presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano. A ação tem como principal objetivo reduzir os riscos de motins e fugas no sistema prisional e fortalecer o controle interno da unidade.

A operação envolveu uma série de medidas de segurança, como revistas minuciosas em todos os reeducandos transferidos, além de varreduras detalhadas nas celas. O trabalho também se concentrou na localização e apreensão de objetos ilícitos, reforçando as ações preventivas e de fiscalização nos módulos da prisão. Com a finalização dessa segunda etapa, 100% dos presos do Presídio do Agreste foram movimentados internamente, promovendo uma reorganização estratégica e mais segura do ambiente prisional.

De acordo com o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, essa operação demonstra a capacidade da Polícia Penal em adotar medidas eficazes para interromper planos de fuga, garantindo um controle rigoroso sobre as movimentações dos internos. “Nossa Polícia Penal está preparada para realizar esse tipo de operação. Tem expertise para quebrar o ciclo de planejamento de tentativas de fuga, por meio de ações estratégicas”, afirmou.

A Operação Transitus Égide também contou com a colaboração do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), garantindo a efetividade das ações. O nome da operação, "Transitus Égide", remete ao conceito de controle de movimentação (Transitus) e à proteção e reforço da segurança institucional (Égide), refletindo a intensificação das medidas de vigilância e contenção de riscos no sistema prisional de Alagoas.