Paulo Dantas retorna ao Governo de Alagoas e deve promover reforma administrativa
17/01/2025 11:52 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, deve reassumir o comando do estado até a próxima segunda-feira. Ele estava afastado do cargo desde o dia 4 deste mês, em viagem a Portugal para concluir seu mestrado em políticas públicas. Com o retorno, Dantas deve iniciar uma reforma administrativa, com a reestruturação de diversos cargos do primeiro escalão.
Ainda não há uma definição sobre a dimensão da reforma, nem se haverá redução no número de secretarias. No entanto, as mudanças devem se concentrar principalmente nas pastas com desempenho considerado "abaixo da média", segundo informações de bastidores.
De acordo com um interlocutor do governo, o "tamanho" da reforma ainda está em aberto: “O governador fará uma última avaliação, mas a expectativa hoje é de mudanças em pelo menos quatro secretarias, podendo ser ampliada, dependendo das conversas com os grupos políticos que fazem ou poderão fazer parte do governo”, revelou a fonte. Essa declaração indica que as negociações políticas podem influenciar o alcance das mudanças.
Apesar da iminente reforma, o chamado "núcleo duro" da gestão deve ser mantido. A expectativa é que permaneçam em seus cargos os secretários de Governo (Vítor Pereira), Fazenda (Renata dos Santos), Planejamento (Paula Dantas) e Gabinete Civil (Felipe Cordeiro). Essa informação sugere uma busca por estabilidade em áreas consideradas estratégicas para o funcionamento da administração estadual.