Paulo Dantas propõe desapropriação para criar parque semelhante ao Ibirapuera em área afetada pela Braskem
11/12/2023 10:13 | Texto de:
Mina 18 no bairro do MUtange, em Maceió | Foto de: Reprodução
Em uma coletiva realizada nesta segunda-feira (11), durante uma reunião com prefeitos da região metropolitana de Maceió, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou sua intenção de solicitar a desapropriação da área afetada pela mineração da Braskem. O objetivo é utilizar esse espaço para a construção de um grande parque estadual, semelhante ao renomado Parque Ibirapuera, em São Paulo.
"Estamos em diálogo constante com nossos técnicos e a equipe do governo para desapropriarmos toda a área que foi impactada pelo crime da Braskem. Pretendemos criar um grande parque estadual, à imagem do Ibirapuera em São Paulo, como forma de devolver esse patrimônio à memória das vítimas", afirmou Dantas durante a coletiva.
A discussão na coletiva abordou diversas questões relacionadas à região do Mutange, especialmente após o rompimento, neste domingo, da mina 18 utilizada pela petroquímica para a extração de sal-gema. O desastre gerou consequências significativas para o meio ambiente e a comunidade local.
O Parque Ibirapuera, mencionado pelo governador como inspiração para o projeto, é um ícone urbano em São Paulo, ocupando uma área de 158 hectares. Tombado como patrimônio histórico da cidade, o parque é conhecido por sua relevância cultural, esportiva e de lazer.