Operações policial resultam na prisão de 11 pessoas em três cidades alagoanas

26/10/2023 08:38 | Texto de:


Policiais envolvidos na operação | Foto de: Ascom/SSP



A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) está liderando uma ação de combate ao crime, envolvendo a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM), com três operações simultâneas em diversas cidades do estado nesta quinta-feira (26).

As operações, intituladas "Reverso," "Penedo Seguro," e "Universitários," têm como objetivo cumprir mandados de prisão e busca e apreensão relacionados a organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e homicídios na região Metropolitana de Maceió e no Baixo São Francisco.

Até o momento, 11 pessoas foram presas como resultado dessas operações, todas com base em mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, apoiados por provas técnicas.

A Operação Penedo Seguro concentra-se na cidade de Penedo e já resultou em três prisões nessa localidade, onde também foram apreendidas duas balanças de precisão e quantidades ainda não pesadas de maconha e cocaína. Essa ação visa desmantelar grupos envolvidos com o tráfico de drogas em Penedo.

Na Operação Reverso, realizada em Maceió e Coqueiro Seco, quatro mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos até o momento, resultando em duas prisões em Maceió, duas em Coqueiro Seco, além da apreensão de uma arma de fogo e uma quantidade de maconha. O nome da operação faz referência ao esforço de conter a expansão do tráfico de drogas para fora da capital.

Já a Operação Universitários concentra-se em Maceió, Rio Largo e Marechal Deodoro, onde nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão foram emitidos. Três indivíduos foram presos em Maceió e outro em Rio Largo. O nome da operação deriva do bairro Cidade Universitária, em Maceió, que serve como área de atuação dos criminosos, e também porque a investigação descobriu que esses indivíduos utilizavam um grupo em uma rede social com o nome de uma faculdade para se comunicar e tentar passar despercebidos.

Para executar essas operações, a Polícia Militar mobilizou um efetivo incluindo policiais de vários batalhões, como o Batalhão de ROTAM, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Trânsito (BPTran), o Batalhão Ambiental (BPA) e o Batalhão Rodoviário (BPRv).

A Polícia Civil também contribuiu significativamente com a ação, envolvendo equipes da DNARC, DRACCO, Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT), além de diversas delegacias regionais e distritais.

O Comando de Aviação do Estado (COMAVE) também participa das operações, demonstrando um esforço conjunto das forças de segurança para combater o crime e manter a população da região em segurança.