Operação policial desarticula facção ligada ao tráfico e responsável por homicídios em Rio Largo

21/01/2025 13:21 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



A Polícia Civil de Alagoas desarticulou uma organização criminosa que operava no tráfico de drogas e estava em disputa por territórios em Rio Largo. A ação fez parte da Operação Hermes, deflagrada nesta terça-feira (21). De acordo com o delegado Gustavo Henrique, chefe da Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o grupo movimentava cerca de R$ 150 mil por mês e é originário do bairro Bom Parto, em Maceió, onde também enfrenta rivalidades com outra facção que atua nos bairros Vergel do Lago e Levada.  



As investigações, que duraram cerca de seis meses, esclareceram dois homicídios em Rio Largo ligados à atuação da facção. "As provas técnicas coletadas foram essenciais para elucidarmos esses crimes e darmos um passo importante no combate ao tráfico e aos assassinatos que essa organização estava promovendo", afirmou o delegado.  



Além de atuar em Maceió, a facção possuía ramificações em Limoeiro de Anadia, Viçosa e Atalaia, onde também contavam com fornecedores. A disputa por novos territórios em Rio Largo resultou em um aumento nos índices de violência na região, algo que a operação busca conter com a prisão de integrantes do grupo.  



Ao todo, 24 pessoas foram presas até o momento, sendo 20 homens e quatro mulheres. A 17ª Vara Criminal da Capital expediu 43 mandados de prisão e 41 de busca e apreensão para a operação. "Com a retirada dessa parte da facção de circulação, esperamos que as áreas afetadas registrem uma redução significativa na violência nos próximos meses", concluiu Gustavo Henrique.  



A Operação Hermes é vista como um marco no enfrentamento ao crime organizado em Alagoas, destacando o impacto das ações investigativas no combate à criminalidade.